A foto que ilustra esta reportagem, de torcedores com fraldas para serem doadas, é apenas uma entre centenas de imagens que foram publicadas no Facebook por moradores de São Sepé desde o dia 1º de janeiro, quando iniciou uma disputa do bem, entre gremistas e colorados.
Organizada por integrantes do grupo #euajudo, criado nas redes sociais, a campanha consistia em comprar um pacote de fraldas geriátricas para doação, fazer uma foto com a camiseta do Inter ou do Grêmio e publicar na internet com a palavra-chave #EuJáFizXixiNasCalças e desafiar amigos para também doar e seguir essa corrente do bem.
O que era uma ideia isolada acabou ganhando uma proporção gigantesca. A iniciativa pegou mesmo e mobilizou mais de 600 pessoas, além de lojas da cidade.
O presidente do Lar do Idoso São Vicente de Paulo, João Evaldo Foggiatto, diz que, até sexta, o asilo já tinha recebido 604 pacotes de fraldas, o que equivale a cerca de R$ 8 mil e deve ser suficiente para que o asilo fique 60 dias sem precisar comprar fraldas a 29 idosos. Com essa economia, o asilo conseguirá reformar o banheiro masculino, que está velho.
Toda vez que precisamos, a população contribuiu. Foi uma ajuda e tanto. Só temos a agradecer a toda São Sepé diz.
A campanha vai até domingo. Na segunda, será anunciado quem doou mais: gremistas ou colorados. A ideia foi tão legal que outras cidades já estão pensando em copiá-la.
Foggiatto diz que, em Restinga Seca, já existe campanha semelhante para o asilo. E o grupo #euajudo quer lançar outra campanha em março, para ajudar outra entidade de São Sepé.